Vendo o blog do meu chefe e amigo, Alexandre, (http://freakshowbusiness.com/), lembrei de alguns livros de colégio que ADORAVA na década de 80! Acho que quase todas as crianças daquela época foram alfabetizadas com a famosa cartilha "O Sonho de Talita". E e era tradição no meu colégio fazer uma peça de teatro sobre a história. Eu e minha irmã fomos a personagem "Dadá" (que tinha um enorme laçarote na cabeça), vocês lembram? Aliás, vocês sabem se o livro ainda é fabricado? Queria guardar um!
Outros livros que curtia muito no colégio eram do "Big Bird's e a Turma do Cookie Monster". Fabricados pela "Oxford", possuiam muitos desenhos e histórias desta turminha que fez tanto sucesso no Brasil. Eu tive os dois deste post.
Tentei achar um outro livro de inglês que gostava muito: "Look and Listen and Learn", com histórias sobre os irmãos Sandy e Sue.
Eu ainda tenho o livro em casa. Vou pegá-lo e coloco a foto aqui depois. Na internet não encontrei nada a respeito. Uma pena!
Beijos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hmmm... Acho que esses livros são posteriores à minha alfabetização. Não lembro deles, pelo menos.
ResponderExcluirO livro que usei na escola antes da alfabetização era um que trazia uma turminha de 3 ou 4 personagens, um grupinho de amigos, e eu adorava. Lembro dos nomes de dois deles: Olavo e Diva. Mas não lembro de mais nada. Eu adorava, e fiquei muito triste quando soube que minha mãe o tinha jogado fora quando terminou o ano. Porque aqueles personagens do livro eram como amiguinhos meus, eu tinha carinho por eles e queria tê-los por petto "para sempre".
Você por acaso sabe que livro é esse? Se eu encontrasse alguma imagem dele na internet, seria incrível.
Bjs,
Alex
(e obrigado pelo link!)
Estou procurando este livro para alfabetizar minha filha de 07 anos. Se alguém tiver conhecimento favor sinalizar: janete_lins@yahoo.com.br
ResponderExcluirAlex, o livro que vc está falando é a Cartilha " O Sonho de Talita". TB fui alfabetizada com ele e considerava todos meus amiguinhos de colegio.
ResponderExcluirRegina
bela lembrança sobre a cartilha o sonho de talita, caso voce consiga uma copia, poderia me mandar também, pode ser xerox ou escaneada, meu e-mail é - marcio.smoraes@ig.com.br,
ResponderExcluirse for cópia eu pago a postagem por aqui, muito obrigado e felicidades.
Huahuahuahuahua!! Kraaak!!! Eu lembro!!! No meu colégio tb era tradição fazer uma peça de teatro de "O Sonho de Talita". Se não me engano eu cheguei ser a fada! =P
ResponderExcluirMto boa essa! Adorei seu blog!!
A cartilha "O Sonho de Talita" foi um marco na minha vida por me ensinar duas das coisas mais importantes para minha existência: ler e escrever. Eu vou rodar o mundo atrás dessa cartilha para guardá-la na minha estante como recordação daqueles bons e doces tempos que marcaram a minha infância.
ResponderExcluirOla!tambem fui alfabetizada nessa cartilha no rio de janeiro no castelinho encantado.hoje, sou professora de Português e fico admirada com o quanto as politicas e os modismos acabaram com o ensino no Brasil,onde nós aprendíamos e não ficamos com traumas por termos os cadernos corrigidos de vermlho ou por cantarmos o hino nacional.Ja tentei achar a cartilha porém esta bem dificil.Qualquer novidade eu falo!Abraços e parabens pelo seu blog
ResponderExcluireremilde (kika)
Tenho 44 anos e fui alfabetizada na década de 70 com a Cartilha O Sonho de Talita. Que saudade!!! Se vc souber como adquiri-la, favor sinalizar. Gostaria muito de obter um exemplar para guardar de lembrança e quem sabe trabalhar com ela, uma vez que sou professora. Agradeço desde já. Um abraço e muita saúde e properidade. Fátima
ResponderExcluirOla, fiquei muito feliz em ver neste blog a cartilha o Sonho de Talita, quero saber como posso adquirir um exemplar. Gostaria muito de relembrar e repassar aos meus alunos.
ResponderExcluirSe conseguir, também gostaria de comprar, pois fui alfabetizado com este livro e até hoje sonho com ele, se conseguirem não esqueçam do meu!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirgmarcios@uol.com.br
POR QUE OS EDITORES NÃO RELANÇAM ESTA CARTILHA? ACHO QUE VA TER UMA BOA ACEITAÇÃO, UMA VEZ QUE QUEM ESCOLHE E COMPRA OS LIVROS SÃO MUITAS VEZES OS PAIS QUE ESTUDARAM POR ESTA CARTILHA. FICA A DICA.
ResponderExcluirESSA CARTILHA É DEMAIS FUI EDUCADO COM ELA
ResponderExcluirFui educado em escola pública, numa época em que a ditadura militar segregava e punia toda forma de expressao.Porém tínhamos acesso a livros interessantes e um deles foi o SONHO DE TALITA, onde aprendi a ler e a escrever.Hoje tenho 44 anos, tive esse livro até o final da década de 1980, mas jogado fora sem minha permissao, uma pena eu o guardava feito um tesouro.Bons tempos que nao voltam mais. O respeito ao professor era grande, entravamos na sala em fila sem algazaras, gostava de cantar o hino nacional no pátio da escola, hoje sabendo, que era manipulaçao da ditadura, mas afinal era o hino do meu pais.Hoje poucos alunos sabem cantar.Meus respeitos a todos os professores que procuram educar nestes tempos tao difíceis. Evandro moura ( RECIFE).Estudei na ESCOLA PROFESSOR JORDÃO EMERENCIANO.
ResponderExcluirEu também aprendi a ler nessa cartilha, que era utilizada no colégio em que eu estudava, em Leopoldina/MG. E também tinha apresentação no final do ano. Eu fui o "Coelhino A". Hehehee.
ResponderExcluirDesejo ardentemente adquirir mais uma vez a cartilha O SONHO DE TALITA, que passou a ser na verdade o sonho dos que foram alfabetizados por esta maravilhosa obra; fui alfabetizada no método tradicional e tenho saudades, Talita construiu o que somos hoje. Tomara que essa nova geração que está sendo alfabetizada hoje tenha saudade de suas experi~encias de sala de aula.
ResponderExcluirEu tenho pavor dessa cartilha, até pq até hoje não entendo pq a Diva sempre era tratada com palavras como, a mais gulosa, a preguiçosa etc...mostra que a imagem do negro é pejorativa.
ResponderExcluirTo fora!
Eu tbm lembro disso eles mudaram depois pode ver.Achava isso ridiculo.
ExcluirOi Fernanda
ResponderExcluirTenho 38 anos e também fui alfabetizada nessa cartilha. Só tenho boas recordações, mas você sabia que ela foi proibida (acho), porque algumas pessoas resolveram encontrar conteúdo racista nela? É por essas e outras que sinto tanta falta dos anos 80: as pessoas não se esforçavam tanto para procurar cabelo em casca de ovo! Bons tempos.
Adorei o blog, coloquei nos meus favoritos!
Beijos
Sou avó de uma linda menina que no próximo 23 de janeiro de 2011 completará 3 anos, seu nome :TALITA. Seu pai,meu filho, romântico e saudosista foi alfabetizado com esta maravilhosa cartilha "o sonho de Talita" e sempre disse que se tivesse uma filha ela se chamaria Talita. Foi realmente uma cartilha que só deixou, além de alfabetizar, boas lembranças. POR FAVOR, se alguém souber onde posso comprá-la diga-me, quero dá-la para minha neta, neidiguedes@ig.com.br
ResponderExcluirTenho 42 anos e também fui alfabetizado, na década de 70, com a Cartilha O Sonho de Talita. Saudosa Tia Silvia, do Colégio Lemos de Castro, no Rio de Janeiro. Que lembrança maravilhosa. Se sobesse onde achar, ficaria muito feliz, por representa um tempo inesquecível da minha vida. Bela lembrança. Adorei o Blog. Um abraço a todos.
ResponderExcluirFiquei muito contente em ver o tanto de gente que se lembra com carinho desse livrinho. Revisitei minha memória de alfabetização em um curso para professores. Descobrimos o nome do livro por meio de uma foto antiga. E agora estou aqui, bem contente!
ResponderExcluirBárbara Cristina. SG. RJ
EU TINHA ESSA CARTILHAAAAAAAA
ResponderExcluirFIZ A ALFABETIZAÇÃO EM 1988
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
SAUDADES!!!!!
tenho saudades como o ensino era muito bom nos anos de 1980 não ensinam como antigamente
ResponderExcluirSó pra reafirmar tudo o que foi dito, esse livro é MARAVILHOSO!!! Se alguém souber onde encontrar, POR FAVOR, me avisem no meu e-mail : cris010266@hotmail.com Bjs
ResponderExcluirTAMBÉM FUI ALFABETIZADA COM ESTA CARTILHA
ResponderExcluirE HOJE SOU PROFESSORA E NÃO TIVE NENHUM TRAUMA
POR ISSO.
PENA QUE MEUS ALUNOS NUNCA CONHECERÃO TALITA...
Fui alfabetizada na década de 70 com a cartilha o sonho de Talita, bons tempos, ótimas recordações,ah como gostaria de poder comprá-la para mostrar para minhas filhas.
ResponderExcluirAdorei o blog
Diz pra Talita que o Sonho acabou. Pelo tempo, as cartilhas já viraram comida ou casa de fungos, traças e tudo o mais. Mantive um exemplar da cartilha até 2003, quando uma enchente na periferia da cidade do Rio de Janeiro acabou com meus guardados, coisas como Mundo da Criança, cartilhas da Talita, da Turma da Mônica, Problemas É Comigo e Enciclopédia Mirador. Faz parte. Do pó viemos e ao pó retornaremos. Com ou sem aspirador de pó. Saudações, Jorge, o santo.
ResponderExcluirFernanda, acho que você se lembra de mim da época de Orkut, ocasião em que tentávamos combinar de visitar o que sobrou do Chapeuzinho e do GIMK.
ResponderExcluirBom, me lembrei do seu post sobre a nossa saudosa cartilha e resolvi passar na Biblioteca Nacional para ver se eles tinham. E que bela surpresa foi ver a própria, na edição de 1984(que tinha outra capa), os dois livros de exercícios, o livro de leituras complementares e o Manual do Professor, que eu sempre quis ler desde os tempos de aluno.
Ousei tirar algumas fotos sem que ninguém notasse, acho que você vai gostar delas. Beijos!
Agora é finalzinho de janeiro de 2013, eu tenho 45 anos, estudei no colégio laudímia trotta, na rua antonio basílio, na tijuca, onde eu morava até alguns anos atrás. neste colégio fui alfabetizado com o sonho de talita. faço minhas as palavras de carinho de todos aqui sobre essa cartilha. inesquecível. época do finalzinho da ditadura, era tudo tal qual falam aqui: hino nacional, respeito aos professores, etc. que época. hoje estou velho, mas morrerei lembrando com amor daqueles momentos, e das doces lembranças da cartilha O SONHO DE TALITA. Uma lágrima solitária cai ao recordar...
ResponderExcluirFiquei feliz e emocionada com os elogios ao livro, pois foi escrito pela minha mãe, ela também escreveu o Venha Conosco e em dezembro com a morte dela eu e meus irmãos criamos o Instituto Venha Conosco na casa aonde ela morou...
ResponderExcluirEstamos esperando vocês...
Filhos e amigos da Maria do Carmo de Freitas Guimarães (Carminha)
www.venhaconosco.com
Parabéns por ter uma mãe tão especial! Com certeza ela ajudou na alfabetização de várias crianças, entre quais também faço parte.
ExcluirSua mãe foi uma mágica da educação! Fui alfabetizadora na década de 80 e alfabetizei muitas crianças em Brasília com o Sonho de Talita... uma história mágica, na qual as crianças aprendem ouvindo e vivenciando uma bela fantasia!!! Adorava ensinar com o Sonho de Talita. Quando ela foi proibida, larguei a educação infantil! Fiquei arrasada! Mas ainda tenho meu manual e um exemplar da Cartilha, que vou reencadernar agora, que aprendi a técnica. Ainda alfabetizei minha caçula, hoje com 20 anos, com a cartilha O Sonho de Talita. Ela não se adaptou ao método tradicional e ia repetir o Jardim III. Em um mês ela aprendeu a ler e escrever com a Talita.
ExcluirFui Alfabetizado em 1976, no Colégio nossa Senhora Auxiliadora na Cidade de Salvador - BA.
ResponderExcluirQuantas recordações e saudades.
Por que a cartilha foi proibida?
Também fui Alfabetizado em 1976, no Dispensário São Vicente de Paula, Professora Florinda :) em Belém-Pa.
ResponderExcluirPessoal, se alguém tiver essa cartilha me passem por email, queria fazer uma surpresa pra minha mae, ela escolheu meu nome por causa dessa cartilha haha.. e ela sempre fala, se puderem me ajudar ! Thalyta1432@gmail.com
ResponderExcluirBeijos
oi eu também gostaria de saber quem tem esse livro, preciso muito alfabetizar algumas criança com este livro. Por favor entre em contato. cristianedenisegomes@hotmail.com
ResponderExcluirTem pra baixar nesse site: https://pt.slideshare.net/Dicascience/sonhos-de-talita
ExcluirFui alfabetizada com a Talita, mas com outra capa. Os demais livros eu não me recordo. Eu não lia muitos livros pq ninguém me dava. Li mais gibi da turma da Mônica.
ResponderExcluirEU COLOQUEI O NOME DA MINHA FILHA POR CAUSA DESSE LIVRO!
ResponderExcluirNOSSA QUE SAUDADE DA MINHA ALFABETIZAÇÃO, UM TEMPO EM QUE O ENSINO DA ESCOLA PUBLICA ERA RESPEITADO.
ResponderExcluirFui alfabetizado aqui no Brasil com Sonho de Talita, por minha irmã que estava terminando o Normal no Instituto de Educação. Creio que tinha entre 4 ou 5 anos. Inesquecível !
ResponderExcluirFui alfabetizado com essa cartilha em 1978, na "Escola Cometa - O Castelinho Encantado", no bairro Pavuna (RJ). Minhas professoras no C/A foram Tia Maria Helena e Tia Gedda. Tínhamos a cartilha e dois livros de exercícios (nº 1 e nº2), um para cada semestre.
ResponderExcluir