sábado, 3 de janeiro de 2009

Brinquedos inesquecíveis

Como falei na minha apresentação, o objetivo deste blog - a princípio - era apenas mostrar e falar sobre brinquedos e produtos que fizeram parte da vida das pessoas na década de 80, principalmente da minha! No entanto, me empolguei com a idéia de escrever sobre algo que gosto tanto e, por isso, resolvi ampliar o tema...rs



Mas vamos começar com o meu "projeto inicial": os brinquedos! Não sei se vocês têm a mesma impressão, mas a década de 80 foi marcada por uma invasão de briquedos! Hmmm, será que é porque eu era criança? É BEM possível...rs..De repente a "invasão" foi na minha casa, né? Bom, voltando...Eu lembro bem do "jingle" de Natal da maior empresa de brinquedos da época, a "Estrela", e fico arrepiada até hoje. Era sinal de que era chegada a hora de preparar a minha "modesta" listinha de pedidos para o Papai Noel. A musiquinha, criada em 1987 por Luiz Orchestra, era assim: "A Estrela é nossa companheira, nossa brincadeira, nossa diversão...A Estrela entende a gente, e trás sempre pra gente uma nova invenção...Todo segredo de um brinquedo vive na nossa emoção...Toda criança tem uma Estrela dentro do coraçãaaaao..."


Lembraram? Pois é...E a Estrela fez parte da minha infância, e COMO fez. Mas além dela também tive vários brinquedos legais da Tec Toy, Glaslite e outras marcas menos conhecidas, mas não menos interessantes.
Coloquei aqui fotos de alguns que me marcaram. O "Jogo da Vida" era o meu jogo de tabuleiro favorito. O seu slogan é: "uma disputa emocionante em busca do sucesso".


Essa florzinha dançarina eu tenho até hoje e funciona! A "Dancing Flor" tem um óculos moderno, uma guitarra e basta um som por perto para ela começar a dançar! Uma graça!

O mesmo eu digo do meu "Pense Bem", que custava uma fortuuuuna na época e meu pai quase teve que vender as calças pra comprar (se é que não as vendeu..rs).
Mas sem dúvida era um brinquedo que estimulava o raciocínio e, claro, divertia demais!
Para quem não sabe, o "Pense Bem" é um jogo de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais. São dez temas diferentes para o jogador demonstrar os seus conhecimentos, incluindo o desafio com perguntas difíceis. Ao fim de cada jogo, o jogador recebe uma senha e pode utilizá-la para aumentar sua nota desafio. Tenho o meu guardadinho e funcionando direitinho. Qualquer dia vou matar as saudades!! rs


A "Estrelinha da Mônica" era um personagem da própria Turma da Mônica e virou brinquedo devido ao enorme sucesso. Era uma coisa fofa!
Quando você colocava a estrelinha na mão, ela acendia e fazia um som que eu nem consigo explicar...rs..


Também não posso deixar de citar o Ding-Bo, "O robô quase inteligente". Criado em 1985 pela Estrela, este robô muito simpático vinha com um mapinha azul nas mãos. Quando ligado, ele andava , girava a cabeça e fazia um barulhinho. Amava o meu!
Pra terminar este primeiro post sobre brinquedos, deixo a foto da "Chocolateria", que era uma fábrica de chocolate de verdade. Bastava você derreter o chocolate para criar pirulitos e bombons de diversos tamanhos e formas. Aliás, eu tenho que dedicar um capítulo à parte para os meus brinquedos de comida. Eu era muito gulosa quando criança e ADORAVA qualquer brinquedo de culinária! Mas fica para o próximo post! Até! Beijos Fer



















30 comentários:

  1. Meu Ding-Bô ainda existe e acho até que funciona. Só o plástico branco que ficou amarelado...

    ResponderExcluir
  2. Cara que divertido encontrar mais algém que adorava o ding bo, quando iria ganhar o meu, fui gongado pelo meu tio pq achou muito caro. Agora que posso ter o meu, nao encontro pra comprar mas tá valendo. D+ crisvelos@hotmail.com Cristiano Veloso

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu tive uma estrelinha mágica da turma da mônica... Eu a amava... Lembro que deixei cair no chão e ela partiu. Como minha mãe ia ouvir eu chorando até não poder mais, ela então colou com superbonder...
    Ai... que saudade da Estrelinha.
    Você conhece alguém que a tenha e queira vender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho a estrelinha para vender!!

      Excluir
    2. Você ainda tem para vender? Tenho interesse em comprar

      Excluir
  4. Meu Deus, que mmassa encontrar mais gente que tinham o Ding bo, eu ainda tenho o meu, acabei colar a cabeça dele com super bonder, embora ele não ande mais e tenha ficado amarelo , eu o tenho guardado com muito carinho.

    ResponderExcluir
  5. Vcs lembram do brinquedo GENIUS??.Ele tocava vários sons e acendia luzes e você tinha que tocar nos teclados e repeti-los.
    Maaaaaaaaaaasssssssssssaaaa

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe onde posso encontrar uma estrelinha mágica da tec toy? ...
    Pelo amor de Deus .......

    ResponderExcluir
  7. Lembro-me todos!!!! Mas não pude ter nenhum... meus pais não tinham condições... Hoje eles têm uma vida tranquila e posso dar aos meus filhos alguns mimos da moda! Bom recordar....

    ResponderExcluir
  8. Também tive um Ding bô, muito legal!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite.
    Sou marcos de Curitiba,tenho um Ding bô novo funciona perfeitamente.
    pois ganhei quando era criança e nunca brinquei,porque eu me ligava só em armas de espuleta.
    Meu email é mmildemberger@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Se alguem tiver a estrelinha mágica favor entrar em contato por favor, é para um amigo blz? abrazz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DA UMA OOLHADA NO MERCADO CR TEM 3 ANUNCIO
      bOA sORTE

      Excluir
    2. Eu tenho a estrelinha interessa??

      Excluir
  11. tb procuro a estrelinha... =\ (msn e email deadpool23@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkkkkkk esse sou eu "Oaks" mane!!!! aaaaahahuahahauhhuauh

    ResponderExcluir
  13. Tenho um Ding-bo completo com caixa eo mapinha! Perfeito! Por ser mt raro eu ate vendo por uns R$ 500,00 se tiver algum interesse me add no orku! LO LUCIANO

    ResponderExcluir
  14. otimo blog!!!
    como nasci no mesmo ano q a dona, lembro de tudo isso....eu tbm tinha um robozinho desse

    ResponderExcluir
  15. Tb tive o Ding bo, na verdade tive 2, o primeiro sofreu um acidente, foi pisado, e minha mãe teve que comprar outro. Pena que em bom estado seja caro hoje, senão comprava um de novo.

    ResponderExcluir
  16. Se alguem souber tb quero comprar uma estrelinha magica. dannaduarte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. oi.
    tenho 31 anos,e já por anos procurava a Estrelinha da Mônica"!!!!!mas nunca achei por que não lembrava como se chamava.achava que era da estrela,mas vi aqui que é da tectoy.quando era criança vi essa estrelinha uma unica vez na casa de uma amiga que na época tinha muito dinheiro e eu era pobrezinha,quando ela me mostrou fiquei encantada,meus olhos brilhavam,achei muito lindo.acho que estava na 4 serie.nunca pude ter uma.quando cresci procurei ela mas como já disse nao tive sorte.hj pela 1 vez encontrei ela aqui do seu blog.quando a vi,a estrelinha, meu coração doeu,meus olhos se arregalaram,que alegria senti!!!muito obrigada por me proporcionar esta emoção.
    grata.

    ResponderExcluir
  18. Preciso da estrela... Se alguém puder me ajudar: andressa.turismo@gmail.com Muito grata!

    ResponderExcluir
  19. Fábio Luzio Marques Araujo6 de março de 2017 às 21:55

    Eu tinha vários brinquedos. Outro dia lembrei do Robo AR-TUR-1981. Alguém lembra? Eu tinha. Jogo banco imobiliário, ioiôs da Coca-Cola 1ª Geração etc.

    ResponderExcluir
  20. Fábio Luzio Marques Araujo6 de março de 2017 às 21:58

    Eu tinha também Lego da polícia, corpo de bombeiros etc. Tinha Thundercats completo, He-Man completo, casa dos Smurfs com os smurfs, vídeo games como Coleco (que tinha o jogo dos Smurfs que era o melhor), Television, Sega Genesis (Mega Drive no Brasil), Tele Jogo. Eu nasci em 1980. Mas tenho irmãos de 1970, 1972 e 1977, então tinha muitos brinquedos. Bicicleta Monark R2 que era a melhor, pois girava o guidom 360º rs

    ResponderExcluir
  21. Fábio Luzio Marques Araujo6 de março de 2017 às 21:59

    Parabéns pela iniciativa Fernanda! Vou tentar lembrar de mais brinquedos. Deve ter lá na casa dos meus pais ainda.

    ResponderExcluir