sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Traumas de infância

Vocês lembram da boneca Eva? Era uma boneca loira que ficava deitada em estacionamentos, parques e que você podia andar por dentro dela e ver todos os seus órgãos.
A famosa Eva foi uma FEBRE nos Anos 80 e toda criança (e muito adulto também..rs) queria conhecê-la. A parte mais interessante era ver o bebê que ela carregava. Sim, Eva estava grávida e isso aumentava ainda mais a curiosidade das pessoas!
Este foi um dos meus traumas de infância...rsrs...
Aqui no Rio de Janeiro, a boneca Eva ficava no estacionamento do Barrashopping (na época em que a Barra da Tijuca era um deserto) ou no estacionamento do Tivoli Parque, na Lagoa.
Certa vez fui com meus pais até a Barra, mas acabamos voltando da entrada porque a fila dava voltas e voltas. Chorei muito e ficou apenas a recordação daqueles longos cabelos loiros que pude ver da janelinha do Fusca do meu pai.
E vocês? Viram a boneca Eva? Valeu o meu trauma? rs
Outro pequeno trauma que tive (nossa, quanto drama..rs) foi ter tido o meu boneco Lango-Lango quebrado pelo meu tio. Na época ele fazia boxe e, ao chegar lá em casa e ver o tal dinossauro lutador, se empolgou e deu fim aos bracinhos frágeis do brinquedo.
Adeus, Lango-Lango! Foi bom enquanto durou!


55 comentários:

  1. Muito bom o post da Boneca Eva! Eu nela no Tivoli Parque, mas já estava bem destruída, rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galera ela agora está montadinha la em friburgo, com atraso de 30 anos entrei na boneca, pois na epoca nao tinha grana....snif

      Excluir
  2. Pelo amor de Deus, alguém se lembra de um aquário gigante que montavam em algum lugar no Rio de Janeiro e golfinhos se apresentavam para o público?!?!?! Meus amigos acham que estou louca!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não esta louca, ou somos duas! rsrs...Se eu não me engano esse aquário fica proximo ao Norte Shopping...
      Abraços!!

      Excluir
    2. Mais precisamente no estacionamento antigo do Norte Shopping, qd ainda não havia nenhuma expansão

      Excluir
    3. São os golfinhos de Miami, numa temporada aqui em Niterói Plaza Shopping

      Excluir
    4. Eu ainda tenho lembranças que comprei lá, chaveiros, golfinhos infláveis...

      Excluir
    5. Vc não está louca eu fui uma das crianças que eles chamaram para participar da brincadeira com o golfinho.entrei dentro de um bote junto com uma mulher puchada pelo golfinhos.Não vi vídeos na Internet dessa época .Uma pena...

      Excluir
  3. A EVA FOI O PRIMEIRO BRINQUEDO QUE EU FUI QUANDO FUI AO PLAYCENTER, FIQUEI MUITO FELIZ, E NEM LEMBRAVA MAIS, EU TINHA 10 ANOS, COMO É BOM RELEMBRAR OS VELHOS TEMPOS...
    QUANTO AO LANGO LANGO EU TINHA UM LILÁS, ALIÁS, ERA FEBRE MESMO E TODO MUNDO QUERIA UM, RSRS!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo. Eu compartilho o seu trauma, e ainda acho que o meu foi pior, pois eu via a Eva no estacionamento do Shopping Iguatemi, aqui em Fortaleza, e meu pai nem sequer queria parar.rsrsrs. Ah, aproveito para ajudar amiga do comentário acima, sobre o aquário. Eu não somente lembro, como fui por duas vezes para o show dos golfinhos, no estaciomento do mesmo shopping. Meu pai me levou, talvez para compensar o trauma pela boneca Eva. Mas as duas vezes eu saí chorando, porque não fui sorteado para dar uma volta no aquário, em um bote puxado pelos golfinhos...
    Carlos - carlos_unilever@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Meus queridos, o meu trauma é o mesmo do Fernando Teixeira. Infelizmente não tive oportunidade de visitar a boneca Eva, na minha infância convivi com adultos incensíveis. Mas ainda não perdi a esperança. Se vocês tiverem notícias do paradêlo da Boneca Eva me avizem. Meu email é: rosinunes2@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Quando era criança,fui a um parque de diversão montado na bela Praça da Independência,aqui em João Pessoa e tive a felicidade de entrar na boneca Eva.O desafio para as crianças que entravam nela,era chegar até a cabeça,já que havia muita escuridão lá dentro.Lembro daquela tarde maravilhosamente ensolarada e de dezenas de crianças correndo dentro da boneca,algumas cantarolando,felizes,como eu,por ter a sorte de estar ali.Foi realmente inesquecível!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tenho trinta anos, moro no Rio e chega a dar um aperto no coração quando lembro dessa boneca. Quis muito vê-la, mas não sei por que motivo meus pais nunca me levaram para conhecê-la. Vocês não acham que ela deveria voltar, já que há um revival de várias coisas dos anos 80?

    ResponderExcluir
  8. Ola Fernanda, quando a boneca Eva chegou no playcenter, fiquei bem curioso, 86/87, no começo era aquela fila imensa, depois de alguns anos nem fila tinha, e por fim ela foi extinta , pelo menos do playcenter.
    Mas gostei dela, foi uma atração diferente...

    ResponderExcluir
  9. oi fernanda
    estava comentando sobre essa boneca aqui no meu trabalho e ninguém lembrava dela, foi quando resolvi pesquisar e achamos seu blog e nos ajudou muito e todo rimos muito com a sua história kkkk... abraço Michele - Macaé RJ

    ResponderExcluir
  10. Muito bom... tb sou jornalista e acabei de lembrar aqui na redaçação da boneca Eva...dei um google e cheguei no teu blog.

    PS: Dando uma pesquisada também soube que Eva ficou 'em cartaz' por vários anos em Portugal...deve ter muita portuguesinha traumatizada que nem você...e eu tb...rs, rs, rs.

    Abraço,

    Acyr Méra Júnior/ Jornal O Dia

    ResponderExcluir
  11. Eu fui!!! hehehe Em BH! Caraca, nem lembrava mais!!! Bom demais seu blog! Cada vez mais saudade!!! hehehe

    ResponderExcluir
  12. Olá Fernada!!! parabéns pelo blog...menina achei seu blog porque uma amiga minha falou tanto dessa boneca, mas ninguém lembrava e coitada ficou arrasada rsrs particulamente não lembro, mas pelo menos agora posso defender minha amiga e dizer a todo mundo que a eva existiu de verdade, moramos em Salvador-bahia,
    abraços e parabéns de novo...
    Thalita Gonzaga

    ResponderExcluir
  13. Olá Fernanda, tudo bem? estava lendo o Almanaque dos anos 80 e lembrando daquele tempo e me veio a memória da Eva. Pena ela não ser citada no livro. Eu entrei nela que ficava no estacionamento do BH Shopping, muito legal ver ela por dentro. E para a colega de cima, eu tb vi o show dos golfinhos tb em BH.

    ResponderExcluir
  14. Oi meu namorado me contou dessa boneca Eva,que ele foi umas 3 vezes não acreditei principalmente pelo fato da boneca estar grávida re que tinha uns tubos simulando a corrente sanguínea!Fiquei passada e achando que ele era louco!Ah,ela também assistiu ao espetáculo dos Golfinhos de Miame,td isso no estacionamento do shopping Iguatemi em Fortaleza-Ce!Clara Ribeiro...P.S.:Desculpa amor por não ter acreditado e achado que vc tava ficando louco!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Oi meu namorado me contou dessa boneca Eva,que ele foi umas 3 vezes não acreditei principalmente pelo fato da boneca estar grávida e que tinha uns tubos simulando a corrente sanguínea!Fiquei passada e achando que ele era louco!Ah,ele também assistiu ao espetáculo dos Golfinhos de Miami,td isso no estacionamento do shopping Iguatemi em Fortaleza-Ce!Clara Ribeiro...P.S.:Desculpa amor por não ter acreditado e achado que vc tava ficando louco!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  16. nossa quase endoidei minha namorada falando disso....ELA sempre muito pobre nunca pode ir a nenhum desses espetaculos...pois a mãe dela tadinha, ou pagava a conta da energia...ou levava aquela plebe pra se divertir !!! kkkkkkkkkkkkkkk !!!! brincadeira!!!! ela nao foi porque se quer era nascida. MAS AINDA BEM QUE ALGUEM COLOCOU ESSES POSTS AQUI...ASSIM ELA ACREDITA EM MIM !!! ZIIIIITA !!! BEIJO !!!!

    ResponderExcluir
  17. Estava no trabalho comentando sobre a boneca EVA, mas ninguem lembrava. rs Foi aí que encontrei esse site... Lembro-me muito bem dessa boneca, do bebe que ela esperava e também da língua, que era feita de colchão e as crianças ficavam pulando sobre ela. Muito bom! Parabéns pelo blog.

    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá....eu e minha irmã quase morremos de rir quando lemos o seu blog...Nós fomos na BONECA EVA...era muito legal...SÉRA QUE SE EXISTISSE HJ UMA BONECA EVA SERIA O MESMO SUCESSO...
    Muito lega o seu blog. Parabéns pela memória.
    A propósito nós tínhamos o Lango-Lango rsrsrsrs
    Que saudade....
    Beijos
    Lidi e Chris PASSO FUNDO/RS

    ResponderExcluir
  20. meu sonho também era conhecer, entrar dentro da boneca eva, mas infelizmente não tive esse prazer!!! bons tempos

    ResponderExcluir
  21. Nossa!! Essa talvez seja uma das lembranças mais longíquas que tenho,eu era muito pequeno, isso faz tanto tempo que parece um sonho, parece que não aconteceu de verdade é meio surreal pra mim, a lembrança do bebê dela é a mais evidente acho que tinha um coração também a boneca Eva faz parte do meu imaginário,nunca irei esqueçer, obrigado pela lembrança... BONECA EVA , EU VI!!!

    ResponderExcluir
  22. cara realmente eu tbm tive esse trauma, minha prima comentava que viu menos eu ate hj fico pensando que falta alguma coisa na minha infancia.

    ResponderExcluir
  23. Eu tive o prazer de deitar na lingua da boneca Eva, foi no ano de 1988 no Playcenter,(bons tempos aqueles era o playcenter, hoje não passa de um parque voltado tribos ficarem dasçando música eletrônica e praticando esportes radicais) no fim da tarde começo da noite estávamos dentro da eva , eu meu falecido irmão Leandro, e dois amiginhos nossos eu tinha 11 anos e meu irmão 7, começou a cair um temporal daqueles e não tinha como sairmos de dentro dela, conclusão, ficamos nos quatro e todas as pessoas indo e voltando dentro da eva, deu até para deitar e descansar na lingua dela como eu havia dito! Anos 80 no Playcenter era algo inimaginável, se as crianças dessa nossa geração soubessem o que realmente era diversão no playcenter anos 80, largariam rapidinho o playstation.


    Luciano Aparecido dos Santos
    34 anos. Osasco - SP

    ResponderExcluir
  24. Meu trauma foi outro.

    Fui com meus pais no Barra Shopping ver a tal da Eva, mas, ao chegar lá e ver aquela monstra gigante deitada no chão, tive um ataque de pavor (eu devia ter uns 7, 8 anos), comecei a gritar e chorar, tremendo de medo. Minha mãe correu comigo para dentro do shopping e eu, na saída, só rezava para não ter que vê-la de novo.
    Não só a vi como fiquei traumatizada e por muito tempo não queria voltar ao Barra Shopping.

    ResponderExcluir
  25. tenho um trauma da boneca eva;nao consegui nem olhar direito pra essa foto;qdo ela esteve aqui no rio grande do sul ;ela ficava perto de um supermercado;qdo passei com minha mae sai correndo entre os carros entrei em desespero ,panico mesmo;devia ter entre 7 a8 anos at´e hoje nao conseguiria entra nela ;mas gostaria q ela voltasse ;pra minhas filhas poderem ir;claro q nao seria eu q as levaria.tenho pavor dela.

    ResponderExcluir
  26. eu também conheci a tal boneca Eva aqui em itajaí,SC desta vez ela estava montada no pátio de um super mercardo famoso da época que era o Hiper mercado,hpje é de outro grupo com o nome de compre fort,bem a boneca era enorme e tinha todos seus ógãos em exposição tinha até um feto,aquilo era muito legal.Acho que deveriam construir uma nova dessas e sair pelo brasil para a nova geração conhcer aquele supreendente briquedo! kal

    ResponderExcluir
  27. Sou da década de 80, mas nunca tinha ouvido falar na Eva. A "conheci" hoje depois que uma colega do trabalho comentou e eu procurei no google. Pelo que vi no seu blog, ela era famosa enquanto eu ainda era muito pequena. Deve ter sido muito bacana mesmo, pena que não conheci. Mas, por outro lado, que bom que eu não tinha idéia da existência dela na época, assim não me restou nenhum trauma. rsrs

    ResponderExcluir
  28. Adorava ir na Eva. Fui umas 3 vezes. A primeira na Barra da Tijuca numa excursão do colégio e as outras aqui em Niterói. Quantas saudades daquela época!!!! Ser criança na década 80 com certeza era muito melhor do q ser criança hj em dia!!!

    ResponderExcluir
  29. SAUDADES SAUDADES E SAUDADES ...COM CERTEZA TIVEMOS A MELHOR INFANCIA DOS ULTIMOS TEMPOS...FIQUEI EMOCIONADA ... TEMPO BOM QUE NAO VOLTARA ...PARABENS PELO SEU BLOG ...

    ResponderExcluir
  30. Eu fui na boneca Eva em 1983 tinha 5 anos em Vitória no Espírito Santo. Ficava no aterro. Eu lembro dos detalhes... Na época minha mãe tinha me dado umas camisas que brilhavam na luz negra... e neste dia eu fui com essa camisa. Pra falar a verdade eu fiquei mais encantada com a minha camisa que brilhava no escuro do que com a boneca! Na verdade eu não entendia muito aquilo... Não que tenha trauma da boneca... mas que era estranho era. Quando mudei pra Macaé em 1986, eta estava montada aqui na cidade, na praça Washington Luiz. Mas eu não quiz ir denovo não!!! rsrsrsrsrs
    Beijos... Tilly - Macaé RJ

    ResponderExcluir
  31. Eu tive o prazer de vê-la em dois lugares. Em Aracaju, no parque da Sementeira, e em Salvador, não me lembro onde foi. Até hoje guardo isso na lembrança!! Nossa foi muito legal!

    ResponderExcluir
  32. Fui muitas vezes,nossa perdi a conta tinha uma no parque em Realengo era o passeio de domingo!ter essas lembranças de infância não tem preço.

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho pavor e fascínio ao mesmo tempo por essa boneca. Eu tinha uns 8 ou 9 anos (1992 ou 3) quando ela estava montada lá em Cabo Frio. Morri de medo entrar, mas tinha muita curiosidade de ver o neném que estava lá dentro (ainda bem que matei a curiosidade vendo as fotos nesse blog http://saidascoruja.blogspot.com/2008/05/visita-de-estudo-ao-zoo-da-maia.html Coisinha meio tosquinho, não?)

    Parece que atualmente tem uma nova boneca chamada Camila http://www.weventos.com.br/portfolio/boneca-camila.html
    O pessoal brinca falando que é filha da Eva.


    Parabéns pelo blog! Anos 80 década perfeita para quem foi criança nessa época! Saudades ....

    ResponderExcluir
  34. Ela ainda existe?eu a visitei aqui em 1985,eu tinha quatro anos e fiquei assustada porque ela falava e tinha veias e etc,e o bêbe era interessante,mas me lembro com saudade deste momento,queria reve-la ela ainda existe?
    Patricia Vitória da Conquista.a Eva esteve em minha cidade em 1985

    ResponderExcluir
  35. Cara, bateu a nostalgia! eu me lembro da boneca Eva, ela esteve aqui em Natal RN no estacionamento do Nortestão super mercados. nossa eu também tenho alguns traumas de infancia e esse é um deles, pedi muito para meus pias me levarem mas nunca me levaram só adiavam,até que ela foi embora, mas fora isso e outras coisas, a finha infancia foi maravilhosa. saudades...
    Boneca Eva esteve em Natal RN.

    ResponderExcluir
  36. Gente, vocês já viram a foto da Boneca Camila? Ela é a filha da Boneca Eva. Estou procurando todo canto, mas não a encontro. Se algum de vocês sabem o site que tem foto dela, manda o link, por favor. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.weventos.com.br/portfolio/boneca-camila.html

      Excluir
  37. Eu também sou traumatizada, meu pai levou o meu irmão e eu e minha irmã ficamos em casa revoltadas e ainda tivemos que aguentar o meu irmão contando tudo o que viu que raiva kkkk .

    ResponderExcluir
  38. Infelizmente depois de ter passado por Portugal a Boneca Eva foi comprada por um sucateiro, que a desmontou e jogou todos os seus pedaços que continham material de menos valor em um aterro.
    Uma pena, não é do meu tempo, mas deveria ser muito interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que horror.Muita maldade destruir algo tão lindo.Aff

      Excluir
  39. Muito bom lembrar essas coisas.
    Bom, moro no RJ e tenho 35 anos... visitei a boneca Eva 2 vezes... a primeira foi no estacionamento do Barra Shopping... e a segunda vez foi tb na Barra em um park com o nome de Playtoy... ele ficava ao lado do Casa Shopping... alguem lembra desse park!?

    ResponderExcluir
  40. Caracaaaaaaa...eu ia muito nesse parque.Amava também o tobogã, não cansava de subir as escadas pra escorregar naqueles sacos de estopa...kkkkk...bons tempos.

    ResponderExcluir
  41. Fernada e quem mais possa se interessar:
    A boneca Eva está sendo restaurada no alto do teleférico na cidade de Nova Friburgo RJ, ainda não está pronta, mas em breve voltará...

    ResponderExcluir
  42. Eu me lembro até hoje dessa boneca Eva. Foi em 1986. Eu lembro até do bebê. Sem falar no coração da Eva, que ficava próximo à cabeça e do lado direito

    ResponderExcluir
  43. Tinha PAVOR dessa boneca! Recusei a ida para conhecê-la.Até pela tv evitava olhar,mas hj tenho saudade desse tempo.Ela merecia um destino melhor.

    ResponderExcluir
  44. Lembro bem dela e ela nao ficava no estacionamento do barrashopping como disseram, ela ficava num parque chamado playtoy, que ficava do lado do casa shopping, onde e o predio da vivo hj. Ela ficava logo na entrada, de fora do parque era possivel ver.

    ResponderExcluir
  45. Lembro bem dela e ela nao ficava no estacionamento do barrashopping como disseram, ela ficava num parque chamado playtoy, que ficava do lado do casa shopping, onde e o predio da vivo hj. Ela ficava logo na entrada, de fora do parque era possivel ver.

    ResponderExcluir
  46. Lembro muito dela no Playtoy tb! Mas tb foi montada no Barra shopping antes...Não acho nada sobre o parque na web..\o/

    ResponderExcluir